Depois de ler este tópico, meti-me a pensar "será que o Software da Mac é seguro porque..."
Ora bem, a minha teoria justifica o "excesso" de segurança dos Mac e Linux. Mas antes, quem ataca? Os Hackers (ou segundo percebi da Wikipédia, um Dark-side hacker) que procuram espalhar o caos e atacar os computadores em geral. Os virus em geral atacam quem o recebe, não especificamente um alvo.
Dito isto, voltemos às razões... Se calhar o Mac e Linux são seguros porque... Têm percentagens reduzidas no mundo. Quem pretende atacar indiscriminadamente computadores vai usar 6,5% (Mac)? Ou mesmo 4,5% (Linux)? Não, vai tentar atacar a maior fatia: o Windows (88,6%).
Só por aqui faz imenso sentido que um Hacker malicioso com o intuito de espalhar um vírus, queria quebrar a segurança de um Windows do que um Mac ou Linux. Claro que não estou a avaliar a questão de códigos semelhantes ou algo do género. Não sou um "pro" no que toca a Sistemas Operativos (nem Hardware xD) mas o Linux é feito em Ubuntu, o Mac pelos vistos é baseado em Unix BSD (não me perguntem o que é), mas acho que é evidente que têm sistemas feitos do zero, cada um com o seu código diferente. Portanto, O mais provável seria tentar abrir uma brecha no Windows do que tentar encontrar uma brecha que afecta 6,5% dos computadores.
Fontes:
- Windows Seven Forums - Solve Snow Leopard Virtualization
- Temática:
- Virtualização de Snow Leopard
- Natureza Empresarial de Macintosh e Windows
- Temática:
- Wikipédia
- OS Plataform Statistics
- Temática:
- Estatística Dezembro 2009 Sistemas Operativos
- Temática:
